2010/04/03

Elevador do Lavra



O Elevador do Lavra é um funicular situado na Calçada do Lavra, em Lisboa.

Com mais de 120 anos de existência, é o elevador mais antigo da cidade de Lisboa; estabelece a ligação entre a rua Câmara Pestana e o Largo da Anunciada, numa extensão de 188 metros com uma inclinação média de 22,9%.

O funicular foi construído pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, (também responsável pela concepção de numerosas obras similares), e inaugurado a 19 de Abril de 1884.

O Elevador do Lavra é propriedade da Companhia de Carris de Ferro de Lisboa e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 19 de Fevereiro de 2002.

As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, são compostas por duas coxias de comando, e um salão de passageiros com dois bancos corridos de costas viradas para as janelas, tudo no mesmo nível horizontal — havendo uma extremidade mais alta (anterior no sentido descendente) e outra mais próxima do solo, tal como o Elevador da Glória, no que difere de muitos outros funiculares. As entradas e saídas de cada carruagem fazem-se por duas portas munidas de cancela pantográfica e situadas na extremidade com menor desnível em relação ao exterior, de ambos os lados do posto de comando activo em ascensão.