2010/04/03

Elevador da Glória

O Elevador da Glória é um funicular operado pela Carris. Liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim / Miradouro de São Pedro de Alcântara), em Lisboa, Portugal, e foi inaugurado a 24 de Outubro de 1885. As duas carruagens, idênticas e numeradas 1 e 2, foram construídas pela empresa alemã Maschinenfabrik Esslingen; são compostas por duas coxias de comando e por um salão de passageiros com dois bancos corridos de costas viradas para as janelas, tudo no mesmo nível horizontal, o que difere de muitos outros funiculares. As entradas e saídas de cada carruagem fazem-se por duas portas  situadas na extremidade com menor desnível em relação ao exterior.

Dos quatro ascensores actualmente em actividade na cidade de Lisboa, o Elevador da Glória é o mais movimentado, chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.

O Elevador da Glória foi construído pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard. Começou por funcionar com depósitos de água, que, graviticamente, faziam descer um dos ascensores e subir o outro. Depois foi movido a vapor e a partir de 1914, passou a mover-se a energia eléctrica. Até finais do século XIX, a iluminação dentro da cabine era feita com velas, durante as viagens nocturnas.

Desde Fevereiro de 2002, o Elevador da Glória está classificado como Monumento Nacional.